Criar o hábito da leitura nas crianças desde cedo é uma das melhores formas de incentivar a curiosidade, desenvolver o raciocínio lógico e habilidades de comunicação. Ler com os pequenos em casa é uma das maneiras de formar leitores, entretanto, a escola também possui participação fundamental nesse processo. Na sequência deste post vamos falar sobre a […]
Escrito em: 08/08/2022.
Criar o hábito da leitura nas crianças desde cedo é uma das melhores formas de incentivar a curiosidade, desenvolver o raciocínio lógico e habilidades de comunicação. Ler com os pequenos em casa é uma das maneiras de formar leitores, entretanto, a escola também possui participação fundamental nesse processo. Na sequência deste post vamos falar sobre a importância da biblioteca escolar no desenvolvimento das crianças e como sua ausência pode impactar o aprendizado dos alunos.
A biblioteca escolar tem como principal função fortalecer e complementar o planejamento pedagógico das escolas, atuando como recurso essencial no processo de aprendizado dos alunos.
Além de incentivar e valorizar a leitura através dos diferentes livros, títulos e autores, a biblioteca funciona também como espaço de estudo e pesquisa para os estudantes, sendo essencial para aqueles que não possuem tais recursos disponíveis em seus lares, como ambiente adequado, internet e computadores.
Segundo o manifesto elaborado pela Unesco em parceria com o A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), “a biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos os formatos e meios.”
O documento relata também a contribuição da biblioteca no ambiente da escola. Além de fornecer suporte aos professores e conteúdos aplicados em sala de aula, a biblioteca escolar possui diversos objetivos, como:
Através dos pilares acima, a biblioteca escolar reforça o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais na formação de cidadãos responsáveis e de uma sociedade democrática.
A princípio, a biblioteca parece ser um recurso básico em qualquer escola, porém, dados do Censo Escolar de 2019 mostram que o Brasil ainda tem muito a evoluir neste quesito. Isso porque, apenas 36,5% das escolas brasileiras possuem uma biblioteca escolar.
Das 182.386 instituições de ensino da educação básica, 115.711 (63,44%) não têm uma biblioteca em sua infraestrutura. O estado do Amazonas possui o pior percentual – 9 em cada 10 escolas não dispõe de uma biblioteca escolar. Analisando as diferentes redes de ensino, somente 31% das escolas públicas têm biblioteca, já na rede privada, este índice sobe para 56%.
Levando em conta a importância da biblioteca no processo de alfabetização, a ausência deste recurso nas escolas pode influenciar a qualidade do desenvolvimento estudantil do aluno bem como o seu processo de aprendizado e produção de conhecimento.
Com o intuito de mudar essa realidade, foi criado o Projeto de Lei 9484/18. O texto aprovado adia a universalização das das bibliotecas escolares no país para 2024, prazo que encerra também a vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o projeto, a biblioteca deve contar com o acervo mínimo de um livro para cada aluno matriculado e um bibliotecário por instituição de ensino.
Como vimos, a biblioteca escolar é fator fundamental para proporcionar aos alunos uma experiência estudantil completa e enriquecedora. Além de auxiliar na alfabetização, a biblioteca funciona como espaço para construção de conhecimento, disponibilizando os recursos necessários para a pesquisa e o descobrimento de novas ideias, realidades, culturas e perspectivas.